Inês Viana
"The nowhere office"
Qual é o objectivo do escritório hoje em dia? Como vamos pensar o novo espaço de escritório? Porque devemos ir para o escritório se podemos ficar em casa ou trabalhar a partir de outro lugar qualquer?
Estamos numa era de mudança no mundo no local de trabalho. Está o escritório adaptado ao novo modelo de trabalho?
Adoro ler diferentes opiniões sobre o assunto, no último livro que li encontrei um novo conceito chamado "the nowhere office", onde a autora nos guia através de 6 grandes mudanças na dinâmica de trabalho.
"Firstly, the office will not disappear, because people need to be around each other physically for all sorts of reasons and in all kinds of ways."
O "nowhere office " é caracterizado pelas possibilidades que vemos hoje na dinâmica de trabalho. Trabalhamos a partir de qualquer lugar, em qualquer altura.
Alguns temas que chamaram a minha atenção neste livro:
1. O conceito do escritório como um espaço de networking.
"So the challenge for leaders is to reconfigure their workspaces to prioritise social engagement"
Mais do que um espaço para trabalhar, o local de trabalho é um espaço de ligações. A Internet trouxe-nos grandes coisas, sendo um deles capaz de se ligar a qualquer parte do mundo, em qualquer altura, mas será que nos estamos a ligar a que nível? A proximidade física permite-nos ter relações mais profundas e ajuda-nos a construir confiança e intimidade.
"In Nowhere Office times, instead of expensive time and travel budgets, people will favour in-person gatherings for far more focused and special purposes, reserving larger networking to be done digitally..."
2. A importância da saúde e do bem-estar na dinâmica do trabalho.
"So, instead of peripheral fun items – the ping-pong and pool tables – well-being has now arrived as a more central and structural feature."
Passamos 1/3 do nosso dia no nosso espaço de trabalho, e sabemos que a saúde e o bem-estar são influenciados pelo ambiente que nos rodeia.
Por exemplo, se estivermos sempre em contacto com a má qualidade do ar, isso irá prejudicar os nossos pulmões, gerando doenças. Da mesma forma, se estivermos sempre em contacto com má iluminação, podemos gerar perturbações dos olhos e do sono. Mais do que isso, somos seres sociais e precisamos de ter em mente a nossa saúde social.
Hoje em dia somos considerados uma espécie interior, e precisamos de começar a cuidar dos nossos espaços interiores como uma extensão da nossa saúde e bem-estar!
3. A necessidade de repensar o local de trabalho e também de o encarar como uma rede de espaços.
"In terms of design itself, modelling office spaces as a cross between an airline lounge and a private members’ club is a good place to start: (...) Even if you do this, providing day passes for co-working spaces will also become the norm for organisations"
No final, o escritório é mais do que um espaço onde vamos durante um período do nosso tempo para fazer o nosso trabalho. O escritório é uma ferramenta que podemos (e devemos) utilizar para criar comunidades saudáveis e resilientes. O escritório é um espaço para fomentar ligações, crescer e aprender como profissional e como pessoa.