top of page
  • Foto do escritorInês Viana

Passamos 90% do nosso tempo dentro de edifícios

Passamos 90% do nosso tempo dentro dos edifícios, das nossas casas, do nosso local de trabalho, da loja onde vamos às compras, do hospital, ou da escola onde temos aulas.


Se dividirmos o nosso dia em três grandes momentos, apercebemo-nos de que passamos:

- 1/3 do nosso tempo a dormir

- 1/3 do nosso tempo a trabalhar/estudar

- 1/3 do nosso tempo a viajar, fazer diversas tarefas, e vida social, entre outras.


É interessante olhar para estas percentagens e perceber que os dois lugares onde passamos mais tempo são o escritório (ou a escola) e o nosso quarto.


Estes são dois dos espaços mais importantes da nossa vida, pois influenciam uma grande parte da nossa saúde e bem-estar. O ambiente à nossa volta influencia o nosso corpo. Por exemplo, se estivermos sempre em contacto com uma má qualidade do ar, isso irá prejudicar os nossos pulmões, gerando doenças.


Da mesma forma, se estivermos sempre em contacto com má iluminação, podemos gerar perturbações nos olhos e do sono.


Pensar no espaço da nossa casa, escritório, escola, e todos os outros espaços que fazem parte das nossas vidas vai muito além de criar um espaço bonito onde todos querem tirar fotografias!


Somos considerados uma espécie interior, e precisamos de começar a cuidar dos nossos espaços interiores como uma extensão da nossa saúde e bem-estar!

Sei que tudo isto pode parecer bastante complexo, que pensamos que vai ser demasiado caro e vai dar demasiado trabalho, mas na realidade, não precisa de ser assim.


Escolher uma iluminação saudável significa optar por soluções tecnológicas que nos permitem mudar a cor da luz ao longo do dia. Optar por uma lâmpada inteligente é uma solução de baixo custo e de alto impacto.


Optar por abrir as janelas todos os dias e ter um purificador de ar é outra solução rápida e eficaz para melhorar a qualidade interior dos espaços que frequentamos.


Normalmente não precisamos de grandes trabalhos, intervenções, ou custos elevados. Precisamos de alguém que nos guie através das melhores escolhas e que nos ajude a agir.


Também sei que é mais fácil ignorar tudo e continuar, afinal de contas, sempre o fizemos desta forma. Mas quantos de nós sofrem de noites sem dormir? Problemas de concentração e produtividade? Crises alérgicas?


Tudo isto pode ser influenciado pelos espaços que frequentamos. Quanto tempo vamos esperar para fazer as mudanças necessárias nas nossas vidas? Quanto tempo mais vamos aceitar ter uma saúde asssim-assim e um bem-estar volátil?


Hoje deixo esta reflexão e abro a porta a qualquer pessoa que tenha vontade de partilhar comigo as suas dinâmicas de casa e de escritório. Como é que se sente em sua casa? Como é que se sente no escritório?

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page